Como fazer um telhado gastando pouco ou gastando menos?

Quais as dicas para uma pessoa que deseja fazer um telhado de uma casa gastando pouco ou gastando menos com a construção e quais as estratégias que podem ser usadas como materiais e outros visando diminuir o custo de construção de um telhado?

 

Na verdade o telhado é um dos itens mais caros na construção de uma casa, afinal você precisa comprar muita madeira, telhas, calha, entre outros materiais que são necessários para se construir um bom telhado que venha garantir o correto escoamento da água e evitar as indesejáveis goteiras. Mas como fazer um telhado de uma casa gastando pouco economizando bastante na construção dele?

Telhado tradicional

O telhado tradicional é aquele feita com telha de barro e utilizando madeira para sua construção, este tipo de telhado é bastante comum na maioria das construções residenciais no Brasil e tem como vantagem o fato de oferecer uma boa qualidade e uma durabilidade muito grande. Para quem optar por fazer este tipo de telhado e precisar economizar um pouco de dinheiro, a sugestão é optar por madeira mais barata e também procurar uma telha com um custo mais baixo. Quando eu fiz a minha casa e eu optei por uma madeira tinha um custo de até 30 por cento mais baixo do que é a melhor madeira que havia no mercado e que era amplamente usado em outras construções. Também optei pela telha italiana que é uma das mais baratas em relação às demais telhas cerâmicas ou telha de barro que encontramos no mercado.

Veja algumas imagens de telhado tradicional.

Telhado embutido

Mas para quem deseja economizar na construção de um telhado, talvez o telhado embutido ou seja a opção mais indicada. Neste caso é feito uma parte banda alta para esconder o telhado e ao invés de você usar telhas de barro cerâmica, normalmente as pessoas utilizam telhas de fibrocimento que são muito mais baratas e tem maior rendimento, sem contar que o custo de fabricação de um telhado deste tipo é muito mais rápido do que o modelo tradicional explicado acima.

Nem todas as pessoas gostam de telhado embutido, minha esposa diz que a casa fica parecendo clínica, mas evidentemente que ele pode ser bem feito e com isso você ganha em economia da construção dele.

Veja algumas imagens de telhado embutido.

Como gastar menos no telhado?

As opções disponíveis para gastar menor na construção de um telhado passa pelo escolha dos materiais e do modelo que o mesmo terá. Desta forma, primeiro é preciso avaliar cada caso e entender qual telhado é mais adequado ao seu tipo de construção e qual modelo sugere o uso de materiais mais econômicos. Algumas dicas:

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos