Como fazer para simular um financiamento na Caixa?

Para simular um financiamento habitacional é necessário fazer agendamento na Caixa e ir pessoalmente a uma agência ou é possível fazer a simulação pela internet mesmo?

 

A simulação de financiamento habitacional pode ser feita pela internet no site da Caixa, assim como pode ser feita pessoalmente em uma agência da Caixa. Evidentemente que pela internet é mais fácil e prático, então neste artigo mostrarei como você poderá fazer isso através do site da Caixa Econômica Federal.

Passo 1

Primeiro você deverá acessar o site da Caixa, clicar no link Habitação e depois em Simulador ou Simulação de Financiamento. Se preferir, acesse diretamente através deste link: http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso

Passo 2

No passo 2 você deverá informar todos os dados solicitados, como pode ser visto na imagem abaixo. Esses dados serão usados para formar o seu perfil de cliente e determinar qual tipo de financiamento enquadra melhor para o seu caso. É a partir dessas informações que será calculado o valor da prestação, a taxa de juros que será cobrada, o valor máximo que você poderá financiar, entre outros.

simulador-financiamento1

Passo 3

Depois de informar todos os dados solicitados anteriormente e explicados acima, o site da Caixa lhe informará que opções de financiamento estão disponíveis para você de acordo com o perfil informado. Veja na imagem abaixo que de acordo com os dados que informei, várias opções foram mostradas.

simulador-financiamento-opcoes

Alguns observações:

A taxa balcão é basicamente a taxa padrão e aplicável quando não houver nenhuma situação especial. As duas primeiras opções geralmente lhe garantirão uma taxa mais baixa, desde que haja relacionamento com o banco ou o desejo de ter um relacionamento. Isto significa que para gozar dessas taxas menores você terá de optar por débito automático, compra de seguros, cheque especial, cartão de crédito, etc.

Passo 4

Finalmente o simulador mostrará o resultado baseado nas informações que você forneceu e na opção escolhida no passo anterior. Neste tela será informado o valor que você poderá financiar, qual a taxa de juros será cobrada, o valor da primeira prestação, um link para consultar o valor das demais prestações, uma vez que elas são decrescentes, entre outras informações relacionadas ao financiamento habitacional. Veja a imagem abaixo:

simulador-financiamento-resultado

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos