Como é a construção de uma casa passo a passo?

Como é feito o passo a passo a construção de uma casa quais as etapas que você precisa considerar desde o momento que começa o projeto até colocar a chave na porta e entrar para morar? Como pode ser dividido os processos de construção e como isso é feito?

Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site

As etapas de construção de uma casa podem variar um pouco de caso para caso, mas geralmente os modelos mais tradicionais de construção partem de algumas etapas consideradas básicas e essenciais que podem ser aplicados a maioria dos casos. Como construir uma casa recentemente vou levar em conta a minha experiência que tive para descrever como é feita a construção de uma casa e quais os passos são necessários.

Projeto. É a etapa mais importante onde você deverá discutir com arquiteto ou engenheiro as necessidades que você tem em termos de construção, os recursos disponíveis e aquilo que você espera da nova moradia. Esses profissionais serão responsáveis por elaborar a planta e todo o projeto construtivo da casa, uma vez aprovado e isso por você o projeto é submetido à prefeitura para aprovação.

Etapa de grande importância e determinante para todas as demais, por isso, exige-se cuidado, atenção e preferencialmente que não seja feita com muita pressa para evitar erros.

Terreno. Uma vez aprovado o projeto você precisa fazer a preparação do terreno, como a terraplanagem dele, muro de arrimo, se necessário e aterramento. O terreno deverá estar em condições de iniciar a construção de acordo com o projeto aprovado.

Terrenos com desníveis muito acentuados tendem a apresentar maiores desafios, principalmente quando o desnível for para o fundo do terreno, onde exige a criação de um muro de arrimo, bem como o aterramentos antes de iniciar a obra. Neste caso é importante ainda citar, que a fundação da casa não pode ser feita no aterro e portanto, dependendo da altura aterrada, significa que a fundação terá de ser muito profunda.

Fundação e alicerce. A fundação e o alicerce é uma parte também de grande importância pois eles servirão de base para a construção da casa, nesta etapa geralmente são feitas as colunas, estacas, brocas e a construção do alicerce para sustentação da casa. Nessa etapa é muito importante fazer também a impermeabilização de alicerce para evitar infiltração.

A impermeabilização do alicerce é uma das ações mais recomendadas hoje para evitar futuros problemas de infiltração nas paredes futuramente. Isto porque, a água pode subir pelo alicerce e comprometer a base da parede com infiltração.

Alvenaria. Depois a etapa seguinte é levantar as paredes e fazer toda a parte de alvenaria incluindo a laje para a cobertura da casa, contrapiso e outras alvenarias necessária para a sustentação do imóvel. Esta etapa geralmente é onde o serviço é notado com mais evidência, pois é relativamente rápido erguer as paredes. Diferente de outras etapas onde se trabalha muito e aparece pouco resultado.

Telhado. Depois de feito a alvenaria a etapa seguinte e à construção do telhado como o madeiramento, colocação das telhas e os devidos acabamentos necessários como inclusão de manta térmica, calhas, entre outros acabamentos necessário no telhado.

Há dois tipos de telhado hoje: o embutido e o aparente. O primeiro usa platibandas para esconder o telhado e o segundo é o mais tradicional com telhas aparentes.

Parte elétrica hidráulica. Depois geralmente são feitas as partes elétricas e hidráulicas que inclui a rede de esgoto, galeria de águas pluviais e na parte elétrica a fiação, tomadas, interruptores e outras instalações necessárias. Todo cuidado é pouco quando o assunto é água e energia elétrica, no caso da construção, os fios e canos ficam escondidos dentro da parede e debaixo do piso e contrapiso, logo, se for feito algo errado, o trabalho para corrigir é muito grande.

Acabamento. Por fim existe a etapa do acabamento que diz respeito a todo o processo de finalização do imóvel, isto inclui a colocação de piso e revestimentos, pintura, peças e metais sanitários, armários embutidos, entre outros. Aqui é onde se gasta muito e pode significar uma boa parcela do valor destinado à construção.

Veja também