Como é a construção de uma casa passo a passo?

Como é feito o passo a passo a construção de uma casa quais as etapas que você precisa considerar desde o momento que começa o projeto até colocar a chave na porta e entrar para morar? Como pode ser dividido os processos de construção e como isso é feito?

» Página Inicial

As etapas de construção de uma casa podem variar um pouco de caso para caso, mas geralmente os modelos mais tradicionais de construção partem de algumas etapas consideradas básicas e essenciais que podem ser aplicados a maioria dos casos. Como construir uma casa recentemente vou levar em conta a minha experiência que tive para descrever como é feita a construção de uma casa e quais os passos são necessários.

Projeto. É a etapa mais importante onde você deverá discutir com arquiteto ou engenheiro as necessidades que você tem em termos de construção, os recursos disponíveis e aquilo que você espera da nova moradia. Esses profissionais serão responsáveis por elaborar a planta e todo o projeto construtivo da casa, uma vez aprovado e isso por você o projeto é submetido à prefeitura para aprovação.

Etapa de grande importância e determinante para todas as demais, por isso, exige-se cuidado, atenção e preferencialmente que não seja feita com muita pressa para evitar erros.

Terreno. Uma vez aprovado o projeto você precisa fazer a preparação do terreno, como a terraplanagem dele, muro de arrimo, se necessário e aterramento. O terreno deverá estar em condições de iniciar a construção de acordo com o projeto aprovado.

Terrenos com desníveis muito acentuados tendem a apresentar maiores desafios, principalmente quando o desnível for para o fundo do terreno, onde exige a criação de um muro de arrimo, bem como o aterramentos antes de iniciar a obra. Neste caso é importante ainda citar, que a fundação da casa não pode ser feita no aterro e portanto, dependendo da altura aterrada, significa que a fundação terá de ser muito profunda.

Fundação e alicerce. A fundação e o alicerce é uma parte também de grande importância pois eles servirão de base para a construção da casa, nesta etapa geralmente são feitas as colunas, estacas, brocas e a construção do alicerce para sustentação da casa. Nessa etapa é muito importante fazer também a impermeabilização de alicerce para evitar infiltração.

A impermeabilização do alicerce é uma das ações mais recomendadas hoje para evitar futuros problemas de infiltração nas paredes futuramente. Isto porque, a água pode subir pelo alicerce e comprometer a base da parede com infiltração.

Alvenaria. Depois a etapa seguinte é levantar as paredes e fazer toda a parte de alvenaria incluindo a laje para a cobertura da casa, contrapiso e outras alvenarias necessária para a sustentação do imóvel. Esta etapa geralmente é onde o serviço é notado com mais evidência, pois é relativamente rápido erguer as paredes. Diferente de outras etapas onde se trabalha muito e aparece pouco resultado.

Telhado. Depois de feito a alvenaria a etapa seguinte e à construção do telhado como o madeiramento, colocação das telhas e os devidos acabamentos necessários como inclusão de manta térmica, calhas, entre outros acabamentos necessário no telhado.

Há dois tipos de telhado hoje: o embutido e o aparente. O primeiro usa platibandas para esconder o telhado e o segundo é o mais tradicional com telhas aparentes.

Parte elétrica hidráulica. Depois geralmente são feitas as partes elétricas e hidráulicas que inclui a rede de esgoto, galeria de águas pluviais e na parte elétrica a fiação, tomadas, interruptores e outras instalações necessárias. Todo cuidado é pouco quando o assunto é água e energia elétrica, no caso da construção, os fios e canos ficam escondidos dentro da parede e debaixo do piso e contrapiso, logo, se for feito algo errado, o trabalho para corrigir é muito grande.

Acabamento. Por fim existe a etapa do acabamento que diz respeito a todo o processo de finalização do imóvel, isto inclui a colocação de piso e revestimentos, pintura, peças e metais sanitários, armários embutidos, entre outros. Aqui é onde se gasta muito e pode significar uma boa parcela do valor destinado à construção.


 
Veja também: