Como construir uma casa com pouco dinheiro?

Veja algumas dicas para pessoas que desejam construir uma casa e tem pouco dinheiro disponível para fazer a realização da obra. Veja algumas dicas que podem ajudar abra tirar o custo de uma construção.

 

Quando construí a minha casa eu tinha um orçamento bastante apertado e sabia que não teria dinheiro suficiente para concluir a obra do jeito que eu vi a minha esposa gostaríamos, então no início tivemos que tomar uma decisão que foi optar por uma construção mais econômica e também nos dispormos a fazer o possível para minimizar custo da obra. Desta forma conseguimos concluir pelo menos por dentro a casa embora falte bastante coisa para fazer, mas já estamos morando na casa um mínimo de conforto. Abaixo algumas dicas que eu recomendo que você poderá fazer para ajudar a baratinha para construção da sua casa.

Negociar mão de obra

A mão de obra representa um percentual significativos daquilo que você gasta na construção e portanto e é de vital importância para você que está com pouco dinheiro contratar um pedreiro e outros profissionais pagando um preço mais acessível. Neste caso o ideal é você pegar um orçamento com pelo menos três pedreiros e ainda sim tentar negociar o máximo com eles a redução do custo ou a utilização de alguma técnica mais simples que possa baratear o custo com a mão de obra e encurtar o tempo de construção da casa.

Compra de materiais de construção

Se com a mão de obra importante reduzir custo, na compra do material de construção esta importância muito maior, afinal de contas é aqui que você consegue economizar mais. Minha dica é você pesquisar muito, em várias lojas, vários fornecedores e além de tudo conhecer produtos alternativos que possam ajudar na redução do custo. Materiais básicos de construção como pedra, areia, cimento, blocos, telhas e outros podem ser negociados diretamente com fornecedores ou em lojas de materiais de construção de bairros onde geralmente você consegue um preço melhor do que nas grandes lojas de distribuição.

Faça você mesmo

Mas para quem está com um pouco dinheiro, a técnica faça você mesmo é aquela que vai ajudar você a economizar mais. Especialmente na fase de acabamento da minha casa, eu e a minha esposa colocamos a mão na massa literalmente e fizemos boa parte dos serviços de acabamento que era necessário fazer como pintar parede, aplicar massa corrida, aplicar textura nas paredes externas, impermeabilizar paredes, toda jardinagem, entre outros serviços. Esta dica é muito útil, pois de fato você acaba economizando muito se você ajudar também na construção.

Financiar a construção

O financiamento da construção é uma alternativa muito mais comum do que muitos imaginam. Não são todas as pessoas que dispõe de uma grande quantia de dinheiro para construir uma casa, mas muitas pessoas possuem uma boa renda mensal e com isso conseguem obter a quantia que precisam através de um financiamento habitacional na Caixa ou outro banco.

Uma característica importante é que ao financiar a construção, no caso da Caixa, por exemplo, eles pagam por etapas e assim você precisa ter o dinheiro para realizar a primeira etapa para então receber o valor referente a ela e ter recursos para realizar a segunda etapa e assim por diante.

Construcard

O construcard da Caixa é uma modalidade diferenciada de financiamento, pois é um cartão que pode ser usado para a compra de materiais de construção e o pagamento pode ser feito em até 96 meses. Ele é diferente do modelo de financiamento de construção que citei no item anterior. Lá você financia a obra inteira, com mão de obra, materiais e tudo que precisar, aqui é apenas para a compra de materiais de construção e limitado ao valor do crédito que a Caixa liberar para você no cartão.

Ele é útil para a complementação de valor, como por exemplo quando o dinheiro acaba e ainda falta algumas etapas para serem feitas, como acabamento, por exemplo.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos