Como construir casa para locação. Casa simples ou não?

Qual seria a melhor estratégia para construir casas para alugar, ou seja, será que o ideal é fazer casas simples pensando em um aluguel mais barato e fácil de locar ou casas mais sofisticadas?

 

Construir casas para locação é uma estratégia que precisa ser feita aliada há um bom planejamento para que você de fato consiga ter sucesso lá na frente e muitas pessoas adotam este procedimento pensando em ter um rendimento fixo depois que use móveis estiverem prontos. Do ponto de vista de negócio não chega a ser ruim, pois embora você tenha que fazer um bom investimento na construção da casa, depois de pronta você terá um rendimento mensal fixo que pode ser visto por muitas pessoas até como uma estratégia de aposentadoria.

Casa simples ou não

Mas a pergunta é se o ideal é construir uma casa simples e com isso ter um valor de aluguel mais barato ou fazer uma casa um pouco melhor com um padrão um pouco mais elevado e ter um valor de aluguel mais caro. Esta decisão não pode ser meramente econômica e ela precisa levar em consideração alguns fatores como os que relacione abaixo.

Localização do imóvel. A primeira coisa que precisa ser considerada é onde você está construindo esse móvel e qual é o tipo de construção padrão que existe nessa região, construir uma casa de alto padrão em um bairro de periferia pode não ser a melhor estratégia, da mesma forma que fazer uma casa extremamente simples dentro de um condomínio fechado de padrão alto também não é a melhor estratégia.

Recursos disponíveis. Quais são os recursos financeiros disponíveis para construção da casa? Este outro ponto é importante, mas mesmo que você tenha bastante dinheiro para fazer a construção, às vezes é preciso se perguntar se não seria melhor dividir e fazer duas ao invés de uma de padrão mais alto.

Valor do aluguel. O que é mais fácil alugar: uma casa simples com um aluguel mais baixo ou uma casa de padrão mais elevado com aluguel mais alto? Creio que a primeira opção seja mais verdadeira, mas é preciso considerar outros fatores como a cidade, a região do imóvel, entre outros. Neste caso o ideal é você consultar uma empresa imobiliária na sua cidade para ter respostas mais efetivas.

Tamanho do terreno. Se o terreno for grande você poderia fazer duas casas e não apenas uma. Isto em termos de aluguel é uma estratégia interessante, afinal é mais fácil alugar duas casas de R$ 700,00 do que uma de R$ 1.500,00. Mas as características do terreno poderá ajudar na decisão de construir uma casa ou duas mais simples do que uma apenas em padrão mais elevado.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos