Como calcular o m/2 na construção de uma casa? Para compra de materiais

Veja como calcular o metro quadrado que é muito utilizado na construção civil para fazer a medida de terrenos, casas, cômodos e outras partes de uma casa. Esta é uma medida muito importante que você precisa dominar bem.

 

Seja no projeto ou na execução, o cálculo da área da construção em si é algo feito com muita frequência e um importante referencial para que o resultado final da sua casa saia conforme o previsto e conforme o esperado. Quando você compra o terreno você já utiliza o referencial de metro quadrado, afinal quanto mede um terreno? A resposta virá em m/2como por exemplo a 300 m/2. Quando você está elaborando um projeto da casa o engenheiro ou o arquiteto utilizará o metro quadrado como referencial para determinar o tamanho da casa, tamanho de cada cômodo, corredores, entre outros espaços da sua construção.

Como calcular o metro quadrado

Fazer o cálculo do m/2 é relativamente simples, basta você multiplicar a largura pelo comprimento e assim você encontrará o metro quadrado. Veja os seguintes exemplos: imagine que o seu terreno tenha uma largura de 12 metros de um comprimento ou profundidade de 25 metros. Se multiplicarmos 12 por 25 chegaremos ao valor 300, portanto o seu terreno tem 300 m/2.

Imagine agora o tamanho do seu quarto, se você pegar uma trena para medir a largura e o comprimento poderá chegar em valores como 4 metros de largura e 5 de comprimento. Se esse for o caso então podemos dizer que o seu quarto tem 20 metros quadrados.

Veja o exemplo abaixo:

calculo do metro quadrado

Todas as dependências da casa são baseadas em m/2, uma porta, na janela, espaço da pia da cozinha, o piso, as paredes e assim por diante.

Espaços irregulares

No exemplo mostrado acima o cálculo foi bem simples porque o espaço era regular, mas como calcular o metro quadrado em áreas irregulares? Veja o exemplo abaixo que poderia ser perfeitamente aplicado ao terreno de uma casa.

metro quadrado espaço irregular

 

Neste caso a largura do terreno é diferente para a frente e o fundo e portanto há uma pequena diferente na forma de calcular. Você pode fazer isso de duas maneiras.

1ª fórmula:

10 x 12 = 120 (multiplicar a altura pela frente)
10 x 7 = 70 (multiplicar a altura pelo fundo)
120 + 70 / 2 = 95   (somar os resultados e dividir por 2)

2ª fórmula

12 + 7 / 2 = 9,5 (somar a frente e fundo e dividir por 2)
10 x 9,5 = 95 (multiplicar a altura pelo resultado acima)

Perceba que nos dois casos o resultado foi o mesmo. ou seja, a área acima tem 95 metros quadrados

Compra de materiais

O metro quadrado também é referencial para compra de materiais, como pisos, laje e outros materiais que dependem da medida de um espaço para sua colocação. Uma vez que você conhece a metragem de um cômodo da casa como um todo, você saberá quando deverá comprar de piso e revestimento, de laje entre outros.

Alguns cuidados

Na compra de pisos e revestimentos, por exemplo, você precisará comprar uma quantidade superior à metragem do espaço onde eles serão colocados. A razão para isso é que ocorre muita quebra de peças e em outros casos é necessário fazer o corte de várias peças para os cantos e outros locais onde não é possível colocar uma peça inteira.

No caso de telhado é importante considerar também o desnível e desta forma se a sua casa tiver 120 m/2, isto acontece no plano, mas quando consideramos o desnível do telhado essa metragem aumenta e portanto é necessário considerar isso na hora da compra de madeira, telhas, manta térmica e outros materiais usados ali.

O uso de materiais básicos como cimento e areia por exemplo não pode ser levado em conta apenas a metragem quadrada, mas também a espessura de reboco e contrapiso, por exemplo. Para rebocar uma parede, pode-se gastar mais ou menos desses materiais dependendo da espessura e esta espessura poderá ser determinada pela própria qualidade da parede, ou seja, quando mais irregular ela estiver, mas massa irá usar.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos