Como aproveitar ao máximo um terreno para a construção?

O que fazer para aproveitar ao máximo o espaço de um terreno para construção? O que dá pra fazer para aproveitar o espaço dele e fazer múltiplas casas para aluguel, por exemplo?

 

Quando uma pessoa tem um terreno com metragem grande o mesmo poderá ser aproveitado para fazer mais de uma construção e você alugar as outras e ganhar algum dinheiro com isso. É preciso estudar bem o terreno para entender o que poderia ser feito antes e maximizar espaço do terreno afim de fazer várias construções dentro da mesmo lote. Algumas ideias que poderiam ser aproveitadas nesse sentido são as seguintes:

Duas casas

Este é o modelo tradicional que muitas pessoas fazem que é fazer a casa principal na frente de uma menor no fundo para aluguel. Neste caso o terreno preciso oferecer as condições necessárias para as duas construções, como por exemplo, entradas independentes para permitir privacidade a ambos.

Sobrado

Outra estratégia que muitos utilizam a construção de um sobrado desta forma você pode aproveitar um pouco mais espaço vertical para maximizar o potencial de construção. Não é muito comum fazer isso pensando em aluguel, mas normalmente quando a pessoa precisa de uma construção maior que o espaço do terreno não permite fazer isso em uma casa térrea.

Apartamentos

Outra estratégia seria você construir uma série de apartamentos para fins de aluguel, naturalmente que o terreno precisa ser um pouco maior para que você consiga aproveitar bem. Nesse caso você poderia fazer 3 ou 4 andares e dividir com pelo menos 2 apartamentos por andar e assim conseguiria maximizar muito o espaço d terreno e ter várias opções de aluguéis posteriormente. Neste caso é muito importante você considerar se a prefeitura irá aprovar projeto de um prédio na região onde está o seu terreno, existem leis municipais para regular a construção e em muitos locais há limitações quanto a esses tipos, portanto antes de fazer qualquer coisa seria interessante consultar prefeitura de sua cidade.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos