Casa térrea ou sobrado, como escolher o modelo certo para construir

Será que vale mais a pena fazer construção de uma casa térrea ou de um pavimento apenas ou é melhor fazer uma um sobrado? Quais as vantagens de cada um deles é o que não é muito recomendável em cada um dos casos?

 

Na hora de definir o projeto da casa uma das principais questões que vem à tona é se o ideal é fazer uma casa térrea ou de um pavimento apenas ou um sobrado com 2 ou até mais pavimentos, esta é uma decisão importante pois terá um grande impacto não só no processo da construção e custo, como também no estilo de moradia que a casa irá oferecer, portanto é sim um fator de extrema importância dentro da análise definição do projeto.

Casa térrea

A grande vantagem da casa térrea é o custo bem mais baixo para construção do que se fosse um sobrado, também pesa a favor o fato dela ser mais funcional e portanto é mais fácil na construção como na operação e uso dela no dia a dia. Pessoas que têm crianças ou idosos em casa geralmente preferem uma construção de um único pavimento por oferecer mais segurança e funcionou idade para essas pessoas.

Sobrado

O sobrado é um estilo de construção que tem como grande vantagem o fato de você poderá aproveitar bem o espaço do terreno, mesmo em lotes pequenos é possível você fazer uma construção maior quando você aproveita o espaço vertical que você tem. Também tem como vantagem a possibilidade de você fazer uma construção mais imponente e dividir bem a área social no primeiro pavimento da área íntima que geralmente fica na parte superior.

Como desvantagem do sobrado existe a questão da funcionalidade, muitas pessoas optam por não fazer um sobrado porque pensam que um dia mais cedo ou mais tarde ficaram velhos e nesse caso ficar subindo escada não é uma opção muito recomendável para pessoas de idade. Também existe o fato de uma pessoa vir a ficar doente e ter mais dificuldade de deslocamento em casa de um sobrado do que é uma casa térrea.

Não é preciso dizer que para construir um sobrado você gastará bem mais dinheiro do que uma casa de um único pavimento, o tempo da construção também será maior e consequentemente o custo final da obra mais elevado.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos