Casa sem garagem pode ser desvalorizada? Como o mercado vê isso?

Será que uma casa que não tem garagem é mais desvalorizada no mercado quando você precisar vender? Como o mercado olha para a imóveis em que não exista uma garagem para guardar carros nem entrada deles?

 

A questão das garagens nas residências no Brasil é algo que chama bastante atenção. Primeiro que o Brasil adotou de vez o automóvel como meio de transporte e de acordo com a nossa necessidade é muito comum termos inclusive mais de 1 automóveis em casa, este fato já é bastante comum em boa parte das famílias onde duas ou três pessoas trabalham em locais diferentes e consequentemente têm necessidades diferentes de transporte.

Casa sem garagem

Partindo do princípio acima exposto é possível concluir que uma casa que não tenha garagem de fato é mais desvalorizada no mercado em caso de venda deste imóvel. Dificilmente uma pessoa que esteja procurando uma casa para comprar para morar irá se interessar por um imóvel desse tipo se a necessidade dele é de pelo ao menos uma ou duas vagas de garagem. Isto não impede a venda do imóvel mas é mais difícil de vender uma casa nessas condições e o seu valor de mercado tende a ser reduzido.

Quando eu estava procurando casa para comprar, me lembro de uma casa muito bem localizada e que me agradou muito, mais de cara percebi que ela tinha um sério problema que é a falta de garagem. Cheguei a falar com um corretor, mas sinceramente não fui além disso pois ficava completamente inviável pensar em morar em uma residência sem ter a condição de guardar um único automóvel que eu tinha na época.

Modelo europeu

Se você olhar diversas cidades da Europa irá perceber que boa parte das casas não tem garagem e as pessoas deixam o carro nas ruas, isto explica talvez pelo fato de que muitas casas são antigas e construídas em uma época em que não havia automóveis como é hoje. Também não podemos comparar o padrão europeu com o nosso e deixar um carro dormir na rua no Brasil é uma atitude bastante insensata e não é recomendável para ninguém fazer.

Desta forma a conclusão simples direta é que é uma casa que não tenha garagem ou entrada para automóveis certamente não será bem vista pelo mercado e consequentemente poderá ter o seu valor diminuído e também o número de compradores interessados poderá ser bastante reduzido por conta deste problema. É possível sim vender, mas é preciso encontrar a pessoa certa.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos