Casa Própria: Consórcio de imóveis ou financiamento? O que é melhor?

Diante da necessidade de comprar a casa própria para moradia duas opções parecem se destacar: consórcio de imóveis ou financiamento. Mas qual deles é o melhor?

 

Quando decidi comprar minha casa própria busquei algumas alternativas de captação de recursos para financiá-la, uma vez que não tinha o dinheiro para pagar o imóvel a vista. Foi nessas buscas que encontrei a opção de consórcio de imóveis e também de financiamento pela Caixa. Minha comparação entre eles me permitiu optar pelo financiamento. Abaixo uma breve comparação.

Consórcio

Tem como grande vantagem o fato de você não pagar juros e isto é uma coisa boa, pois no financiamento, quando você paga uma prestação, boa parte dela ou até a maior parte do valor é usado para pagar juros e não a amortização da dívida em si.

Contudo, quando fui a agência da Caixa para certificar melhor acerca do consórcio, percebi uma série de problemas também. Primeiro que existe a taxa de administração, IOF, etc. Os custos embutidos no consórcio elevam muito o valor que você precisa pagar e é um engano pensar que só porque não existem juros, você estará pagando apenas o valor do consórcio.

Depois, como eu tinha um pouco de pressa, a sugestão era dar um lance, mas ao observar o valor dos lances que estavam ocorrendo percebi que não valia a pena, pois se eu quisesse concorrer para ganhar teria de dar lances de 70% ou 80% do valor do bem. Como eu iria fazer isso se não tinha dinheiro?

Financiamento

O financiamento tem como desvantagem o enorme montante financeiro que você paga em termos de juros. Nas primeiras prestações o valor do juro embutido nela é maior do que o valor destinado a amortização. Mas a vantagem é que você obtém o imóvel de imediato e na maioria dos casos é isso que as pessoas precisam.

Eu optei pelo financiamento, mas eu faria a opção pelo consórcio se pudesse esperar ser sorteado. Quem tem pressa infelizmente não tem muitas alternativas e neste caso o financiamento da Caixa parece ser a melhor opção.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos