Casa grande ou pequena? O que está mais em alta na construção?

Será que vale a pena construir uma casa grande atualmente ou as casas pequenas estão mais em alta no mercado? Quais as vantagens de cada uma delas em termos de custo e usabilidade?

» Página Inicial

A opção pelo tamanho da casa geralmente está associado à necessidade e também ao tamanho do bolso de cada um. Tudo começa pelo próprio terreno, pois uma pessoa que compra um terreno de 500 metros dificilmente estará pensando em construir algo pequeno, dá mesma forma que uma pessoa que compra um terreno popular de 200 metros também não deve ter em mente fazer uma construção muito grande.

Casa grande

A grande vantagem de uma casa grande é o espaço que ela proporcionará, com isso é possível morar uma família com muitas pessoas, mas também é possível criar cômodos grandes e espaços com integração de ambientes, entre outras possibilidades.

Geralmente terrenos grandes sugerem uma construção maior também, pois aproveitaria melhor o espaço do terreno. Muitos optam por construir não apenas quartos, sala, cozinha e banheiros, mas valendo-se do tamanho do terreno fazem amplas áreas de lazer, quartos de bagunça, lavanderias externas, sem contar as garagens para vários carros.

A desvantagem é a manutenção. Quando fui construir minha casa, mesmo o terreno oferecendo espaço suficiente, optei por uma casa bem mais modesta em termos de tamanho, já que minha esposa fizera sérias observação quanto a dificuldade de manter uma casa muito grande, isto em termos de limpeza e organização.

Há também a questão do custo de construção, já que cada metro quadrado a mais aumenta o valor da obra. Normalmente o custo de construção de uma casa é calculado pela metragem quadrada que ela terá, então, quanto maior a casa, mas cara será a construção.

Casa pequena

Contudo uma casa pequena pode ser lida ao inverso da anterior, ou seja, é mais fácil de manter e organizar, mas por outro lado você poderá ter problemas de espaço. Casais jovens devem pensar bem nesta questão, pois depois da chegada dos filhos a necessidade de espaço aumenta muito.

O grande atrativo das casas menores é sem dúvida o custo. Isto pode ser observado também nos novos apartamentos em que boa parte deles tem encolhido bastante o tamanho e isto para caber no bolso das pessoas.

Especialmente nas grandes cidades onde há limitação de espaço para construções e uma alta demanda por moradias nas regiões mais privilegiadas, a alternativa tem sido diminuir o tamanho para poder ofertar mais unidades e a preços mais competitivos.

Tendência

Se você observar os apartamentos que estão sendo construídos atualmente é possível perceber que eles estão encolhendo e portanto parece ser uma tendência a construção de moradias menores. Colabora com isso o fato dos móveis planejados ocuparem menos espaços que os tradicionais que não foram feitos sob medida. Alguns eletroeletrônicos também ocupam hoje bem menos espaço que antigamente, veja um exemplo de uma TV de tubo antiga que exigia uma mesa com uma de LED que você fixa na parede hoje.

Eu construí uma casa de 120 metros quadrados e julgo uma tamanho mais que suficiente para uma família de 4 pessoas, mas muitas pessoas vão achar que ela é muito pequena. São pontos de vista.


Veja também: