Casa com muitas paredes é ruim? Quais os problemas?

Será que a quantidade de paredes de uma casa pode gerar algum tipo de problema? Quais os problemas que poderiam ocorrer com paredes em excesso em uma casa?

 

Esta é uma questão bastante importante e talvez muitas pessoas não leva em consideração este fato, mas é de extrema importância você planejar a sua casa usando a quantidade mínima de parede para evitar a incidência de custo e de repente má usabilidade do seu imóvel. Quando fui construir a minha casa eu tinha como meta a fazer menor número de paredes possível, mas em função da necessidade e da dificuldade que foi encontrar um meio termo entre a minha opinião, da minha esposa e consequentemente do arquiteto, o resultado é que muitas paredes foram construídas.

Qual o problema de ter muitas paredes em uma casa?

Primeiro dos problemas é o custo, afinal de contas é uma parede custa caro a sua construção tanto em material que você utiliza, bem como em mão de obra que é uma das partes mais caras da construção se você analisar todo o processo de alvenaria, reboco, acabamento e pintura. Do ponto de vista de mão de obra a parede tem dois lados e portanto são dois trabalhos, logo se você deseja economizar na construção um bom começo seria você planejar a casa utilizando o menor número possível de paredes.

O segundo problema que eu vejo é que você acaba criando uma casa muito truncada e com muitas divisões. Nesse sentido se não for bem feito o projeto, você corre o risco de criar uma casa pouco usável, com muita divisão e ao mesmo tempo por falta de espaço já que quanto mais divisão você terá menor tende a ser cada um deles.

O terceiro problema é exatamente a questão da perda de espaço útil o que você acaba tendo. Cada parede tem pelo menos 15 centímetros de largura, mas além disso ela acaba inutilizando espaços em volta dela, então se você calcular todo o espaço perdido perceberá que quanto mais paredes internas você criar mais espaço em você estará inutilizando na construção da sua casa.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos