Calçada de concreto, grama ou piso? O que é melhor?

Qual é o melhor tipo de material para ser usado na construção da calçada de uma residência? Quais as vantagens de usar o concreto, grama ou mesmo o piso cerâmico para a calçada?

 

Todos devem saber que a calçada de uma casa é responsabilidade do proprietário do imóvel e que a mesma não deve ficar mal cuidada oferecendo riscos aos pedestres que passam por ali. Logo, a prefeitura irá cobrar responsabilidade de proprietários no sentido de fazer uma calçada que seja acessível aos pedestres e que não ofereça nenhum tipo de obstáculo seja ele físico, sujeira ou outra dificuldade de andar pela calçada.

Qual material usar?

Mas a prefeitura ou qualquer outro órgão público não irá determinar qual o tipo de material você terá de usar para fazer a calçada, isto caberá a você definir de acordo com a sua condição financeira e aquilo que ficar mais adequado no contexto do seu imóvel. Existem algumas situações como é o caso de condomínios fechados onde é possível haver alguma indicação do uso de certos materiais, especialmente na grama. No condomínio onde eu moro por exemplo, é necessário que a calçada tenha duas faixas de grama contínua e uma faixa no meio de concreto ou outro material qualquer. Mas em bairros abertos esta especificação não existe.

Grama, concreto ou piso?

Normalmente as pessoas utilizam concreto para fazer a calçada é a vantagem de usar este material é que o seu custo é menor, bem como a mão de obra para a criação do mesmo. Outras pessoas optam por fazer a calçada com grama mas nesse caso é importante observar que o ideal é que pelo menos parte da calçada tenha outro tipo de material como concreto, pedra ou outro material que permita às pessoas caminhar. A grama poderia ser usado junto ao muro ou próximo da rua mas a faixa do meio, por exemplo deveria ter outro tipo de material.

Piso cerâmico

O piso cerâmico é usado em muitas situações onde a pessoa pretende dar no acabamento melhor na calçada até para combinar com tudo o que foi feito na própria casa. É uma boa ideia usar o piso, mas é muito importante considerar que ele não pode ser um piso liso pois neste caso ele é escorregadio. O ideal é usar um piso antiderrapante e mais rústico para promover conforto e segurança ao pedestre.

Concreto

Grama

Piso cerâmico

Padrão de calçada

Existem casos onde já existe uma regulamentação quanto ao padrão de calçada, bem como o material que precisa ser usado. É o que ocorre por exemplo no caso dos condomínios fechados, onde geralmente o padrão de calçada já é determinado no regimento interno do condomínio. Onde moro, por exemplo, a calçada deve ter o seguinte padrão:

Como podem notar há um misto entre grama e concreto. A parte do concreto é a faixa destinada a locomoção das pessoas e a parte de grama compre um papel ambiental e também dá um pouco mais de beleza para a rua.

Só observando que este padrão que adotamos pode ser encontrado em vários condomínios e ele é basicamente o padrão americano para as calçadas das ruas naquele país.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos