As paredes dos banheiros precisam ter revestimentos?

É muito comum as pessoas usarem revestimentos nas paredes do banheiro guia da cozinha, mas porque isto é necessário? Todas as paredes do banheiro devem obrigatoriamente ter revestimentos?

 

A prática de colocar revestimentos nas paredes do banheiro, da cozinha e áreas de serviço é bastante antiga, basta você observar as casas mais antigas e perceberá que isto já era comum a muito tempo no Brasil. Desta forma hoje praticamente não se contesta a ideia de revestir paredes com os revestimentos específicos para esses fins. Mas porque é necessário fazer isto e qual a razão de revestir todas as paredes?

Banheiro

O motivo de revestir as paredes do banheiro ocorre pelo fato deste cômodo ser considerado uma área molhada e consequentemente ao tomar banho e fazer outros usos é comum espirrar água na parede e isto poderia causar problema de infiltração, mofo, e entre outros problemas pelo fato da parede de alvenaria não ser feita para receber água na sua superfície. Desta forma quando se coloca o revestimento cerâmico nas paredes o objetivo é permitir que a água não penetre na parede e não aconteça os problemas acima descritos.

Beleza e estética

Naturalmente que hoje as pessoas se aproveitam desta necessidade e criam ambientes bastante elegantes com o uso de todo tipo de revestimento visando atender não só a questão da necessidade, mas também do bom gosto a beleza e estética do banheiro. Desta forma existe hoje uma infinidade de produtos que podem ser usados para acabamento das paredes de banheiros proporcionando um ambiente bastante bonito e esteticamente agradável, mas tudo isso precisa ser considerado do princípio da necessidade e independente da beleza do revestimento, na sua função é na verdade proteger a parede.

Dicas

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos