Arquiteto ou engenheiro? Qual deles contratar para um projeto de casa?

Para fazer o projeto de uma casa é necessário contratar um arquiteto ou engenheiro? Ou existe ainda a necessidade de contratar os dois? Finalmente posso fazer o projeto sem ajuda de nenhum deles?

 

Esta é uma questão importante e acredito que nem todas as pessoas consigam compreender bem a diferença é a importância de cada um desses profissionais na elaboração do projeto de uma casa, bem como no acompanhamento da construção. Para resumir é preciso deixar claro que o ideal é que você trabalha com os dois, ou seja, com arquiteto e também com engenheiro. As razões para isso vou explicar nos itens a seguir.

Arquiteto

O arquiteto é o profissional que você deverá contratar para fazer o projeto da sua casa, ele tem uma formação adequada para ajudá-lo em todos os aspectos envolvendo a sua obra. Entre os aspectos que ele deverá considerar estão os seguintes:

Na verdade o arquiteto tem uma visão bastante global neste sentido e o projeto não se limita apenas a planta, mas também ao melhor o uso dos materiais de construção, melhor aproveitamento dos espaços, conforto térmico e acústico, bom gosto na aparência do imóvel, entre outros aspectos.

Engenheiro

O engenheiro é necessário para o cálculo estrutural da obra e este profissional tem a competência necessária para garantir que o projeto é sólido e não trará problemas estruturais na sua casa.

Desta forma, os dois profissionais são bem vindos para garantir que sua obra comece e termine bem. Quando construí minha casa contratei os dois e embora ambos tenha deixado um pouco a desejar, mas isto foi um problema localizado e não pode ser generalizado.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos