A frente de casa deve ser aberta ou fechada? O que é melhor?

Na frente de uma casa deve ser aberta o que é melhor fazer fechada com muro? Qual abordagem é mais comum e mais indicada no Brasil em termos de segurança, beleza e estética, entre outros?

 

Se você dar uma olhada nas residências em países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Austrália e outros países de primeiro mundo irá notar claramente a ausência de muros nas residências e quando eles existem são apenas para efeito estético e não como uma muralha de segurança ou divisão como é muito comum encontrarmos em quase todas as residências aqui no Brasil.

Casas muradas

Mas por aqui a cultura é outra e fazer muro e volta das casas em uma prática extremamente comum e porque não dizer até necessária para se ter um pouco de privacidade e segurança. Mas voltando à pergunta que é título deste artigo, o que é melhor manter a frente da casa aberta, ou seja, sem muro ou fazer à frente murada?

O exemplo dos condomínios fechados

Eu sempre morei em casas muradas e com a frente fechada, mas recentemente comprei um terreno em um condomínio fechado em uma das regras de construções aqui é que a frente da casa precisa ser aberta e logo que eu mudei para cá notei esta diferença que no princípio me incomodou um pouco pelo fato de ter aquela sensação de perda de privacidade, mas depois de algum tempo reconheço que é infinitamente melhor você ter uma frente aberta do que aquela muralha na frente e como é comum.

Afinal, o que é melhor?

Naturalmente que nos bairros abertos é praticamente impossível você pensar nesse tipo de abordagem, isto se você mora em uma cidade de porte médio ou grande no Brasil. Nas pequenas cidades do interior é até possível fazer isso uma vez que não há problemas tão graves de segurança como acontece nas cidades de médio porte e grande porte no país. Então acredito que é a resposta seria a seguinte: o melhor é você ter uma frente aberta, mas é necessário na maioria dos casos que você tenha um muro para proporcionar um pouco de segurança e também privacidade para quem mora no local.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos