A estrutura de uma casa serve para sobrado?

Será que a estrutura que foi feito para uma casa térrea pode ser usada caso a pessoa decida no futuro construir um sobrado? Nesses casos basta você erguer o andar superior ou é preciso fazer alteração na estrutura?

 

Uma das etapas mais importantes da construção de uma casa é o projeto, nele é feito o planejamento de tudo que será construído e inclusive da estrutura que a casa terá. Por estrutura entenda-se a base ou alicerce, colunas, vigas, paredes, em outros. A definição desta estrutura é de fundamental importância pois ela está relacionada com o dimensionamento necessário para suportar a obra e dessa forma se for uma casa térrea você precisará fazer um tipo de estrutura mas se for um sobrado então é necessária uma estrutura mais reforçada, afinal de contas você terá um peso muito maior em cima dessa base.

Estrutura de casa térrea versus sobrado

Quando você faz uma casa térrea e depois decide fazer um sobrado no mesmo local, certamente você terá um problema pois a estrutura foi feito para uma casa mais simples e certamente ela não servirá para suportar o peso da estrutura de um sobrado. Nesse caso é necessário fazer alterações estruturais na casa a fim de garantir a segurança, bem como evitar danos no próprio imóvel em função dele não suportar o seu próprio peso.

Deixe tudo preparado

Por isso é uma das recomendações muito importantes e que essa decisão deverá ser tomada de antemão mesmo que você não vá construir no momento um sobrado, mas se tiver intenção de fazer isso no futuro, o ideal é você deixar toda a estrutura já pronta para um sobrado e assim no futuro não precisar mexer na estrutura quando precisar erguer o segundo andar ou pavimento superior.

Recomendações

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos