A escolha do terreno para comprar. 5 dicas úteis

Veja 5 dicas sobre a escolha e compra de um terreno, como a localização, o desnível, a geografia, tamanho e área útil e ainda as oportunidades de compra.

 

O primeiro passo da construção de uma casa é na verdade a compra do terreno. Muitas pessoas já tem o lote para construir, mas creio que boa parte das pessoas quando pensa na construção de sua casa, começa na verdade com o processo de compra.

Eu acredito que a compra do terreno é não apenas a primeira etapa, como provavelmente a mais importante, afinal ela irá determinar vários fatores sobre a sua casa e sua futura moradia. Desta forma, segue abaixo x dicas que você deveria considerar neste momento.

Cuidado com a localização

Desde que comecei a procurar casa ou terreno para comprar, a localização passou a ser minha preocupação nº 1. É verdade que muita gente não se atenta para este fato ou não dá a devida importância, mas eu asseguro que você deve considerar muito esta dica.

Mas o que é uma boa localização?

Aquilo que é bom para uma pessoa poderá não ser para a outra, desta forma é necessário considerar seus próprios critérios, mas de uma maneira geral uma boa localização estará relacionada a um ou mais itens citados abaixo:

Tamanho de área útil

O tamanho de um terreno é de vital importância, neste caso a dica é evitar os extremos, ou seja, que ele não seja pequeno nem grande demais. Lotes com 150 m/2, por exemplo pode ser um problema na hora de fazer o projeto da sua casa, dado a falta de espaço, mas se ele for muito grande é o inverso.

Quando comprei um terreno para construir minha casa acabei pegando um com uma metragem um pouco alta e confesso que tivemos um pouco de dificuldade para fazer o projeto. Eu não queria uma casa grande, mas o excesso de espaço lhe obriga a dar uma utilização para a área e isto também pode custar mais.

Atenção ao desnível

Considere ainda se o terreno é plano ou se ele tem muito desnível. O primeiro caso é melhor por evita fazer aterros ou ter de remover muita terra. Tudo isso gera custo adicional na hora da construção. Se tiver aterro é pior, já que além do gasto para nivelar o terreno é necessário pensar na fundação que fica mais cara ainda.

Um pouco de geografia ajuda

O que geografia tem a ver com construção civil? Muita coisa! Na verdade, atentar a alguns fatores geográficos na hora da escolha do terreno para comprar poderá ajudar na confecção do projeto e no resultado da casa.

Ao escolher um terreno para comprar localize os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Veja como está a posição do terreno em relação a esses pontos e depois considere o seguinte:

O fator norte e sul sofrerá influências diferentes dependendo da região do Brasil onde você estiver. O exemplo acima é considerado para a maior parte do país, especialmente nos estados mais ao sul.

Fique atento às oportunidades

Por fim, fique atento as oportunidades de compra de terreno. Nem sempre a escolha de um lote ocorre de forma planejada, existem casos em que surgem boas oportunidades e ai não dá para perder. Alguns exemplos são:

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos