A cozinha deve ser feita no fundo ou na frente da casa?

A construção da cozinha deve ser feita na frente do terreno ou no fundo? Qual é a melhor abordagem de termos de projeto e usabilidade quanto à posição da cozinha dentro da construção da casa?

 

Antigamente nas casas tinham um padrão bastante definido, sala na frente, cozinha no fundo e quartos ao lado. Este modelo é encontrado o nome das construções mais antigas que ainda existem até hoje representa um estilo de construção um pouco diferente daquelas que encontramos nos dias atuais. A posição da cozinha em relação à construção de extrema importância pois é um cômodo de grande estratégia dentro de uma casa, seu acesso deve ser fácil, sua usabilidade inquestionável e portanto o primeiro ponto a se pensar é onde se ela deve ficar.

Cozinha na frente

Esta é uma abordagem bastante comum em muitas construções atualmente, a cozinha tem sido colocada na frente junto com a sala para que os quartos possam ficar nos fundos da construção. Esta ideia faz bastante sentido para que você tenha os quartos mais distantes da rua e consequentemente mais silenciosos durante a noite que é o momento em que você precisa de um pouco mais de silêncio para dormir. O fato da cozinha também estar na frente diz respeito ao acesso de usabilidade dela, uma vez que você tem o acesso de fora até a cozinha sem precisar passar pela independência da casa.

Cozinha no fundo

Contudo existem situações em que as pessoas optam para colocar a cozinha no fundo e isso precisa ir ao encontro da proposta da casa e também do tamanho do terreno que você tem. Em muitos casos no fundo há bastante espaço e às vezes as pessoas querem integrar a cozinha a uma área de serviço maior e ao mesmo tempo uma área de lazer e com isso justifica você tem na cozinha posicionada no fundo da construção.

Separação de ambientes

Independentemente da posição da cozinha, existe hoje um claro entendimento de que a planta de uma casa precisa levar em consideração a separação de ambientes, pois existe um ambiente social formado pela sala, cozinha, área de lazer e outras dependências. Existe área privativa que é formada pelos dormitórios. É muito importante no seu projeto considerar esta separação de forma que cada um deles sejam acessíveis.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos