A cozinha deve ser feita no fundo ou na frente da casa?

A construção da cozinha deve ser feita na frente do terreno ou no fundo? Qual é a melhor abordagem de termos de projeto e usabilidade quanto à posição da cozinha dentro da construção da casa?

» Página Inicial

Antigamente nas casas tinham um padrão bastante definido, sala na frente, cozinha no fundo e quartos ao lado. Este modelo é encontrado o nome das construções mais antigas que ainda existem até hoje representa um estilo de construção um pouco diferente daquelas que encontramos nos dias atuais. A posição da cozinha em relação à construção de extrema importância pois é um cômodo de grande estratégia dentro de uma casa, seu acesso deve ser fácil, sua usabilidade inquestionável e portanto o primeiro ponto a se pensar é onde se ela deve ficar.

Cozinha na frente

Esta é uma abordagem bastante comum em muitas construções atualmente, a cozinha tem sido colocada na frente junto com a sala para que os quartos possam ficar nos fundos da construção. Esta ideia faz bastante sentido para que você tenha os quartos mais distantes da rua e consequentemente mais silenciosos durante a noite que é o momento em que você precisa de um pouco mais de silêncio para dormir. O fato da cozinha também estar na frente diz respeito ao acesso de usabilidade dela, uma vez que você tem o acesso de fora até a cozinha sem precisar passar pela independência da casa.

Vantagens:

Cozinha no fundo

Contudo existem situações em que as pessoas optam para colocar a cozinha no fundo e isso precisa ir ao encontro da proposta da casa e também do tamanho do terreno que você tem. Em muitos casos no fundo há bastante espaço e às vezes as pessoas querem integrar a cozinha a uma área de serviço maior e ao mesmo tempo uma área de lazer e com isso justifica você tem na cozinha posicionada no fundo da construção.

Vantagens:

Separação de ambientes

Independentemente da posição da cozinha, existe hoje um claro entendimento de que a planta de uma casa precisa levar em consideração a separação de ambientes, pois existe um ambiente social formado pela sala, cozinha, área de lazer e outras dependências. Existe área privativa que é formada pelos dormitórios. É muito importante no seu projeto considerar esta separação de forma que cada um deles sejam acessíveis.

Conceito aberto

Talvez o nome mais adequado para este novo modo de integrar sala e cozinha seja o termo "conceito aberto", onde as paredes quase que desaparecem permitindo o acesso livre de um ambiente para o outro.

O conceito aberto tem muitas vantagens e havendo possibilidade ele deve ser adotado. Dentre as principais vantagens dele, destaco:

Quais as vantagens da cozinha americana em relação à tradicional?

A cozinha americana já é muito comum em inúmeras residências aqui no país, mas quais as principais vantagens da cozinha americana em relação à tradicional? Se é que ela existe de fato.

As vantagens e desvantagens da cozinha americana em relação à cozinha tradicional dependerá um pouco do ponto de vista de quem estiver analisando, da experiência anterior que ele já teve com o uso de cozinhas e sobretudo a necessidade que ele tem na atual moradia. A última casa em que eu morei tinha uma cozinha americana e particularmente eu gostei bastante da experiência, mas minha esposa contudo não gostou muito e até por esse motivo na atual casa que eu moro que foi construída recentemente nós optamos pela cozinha tradicional.

Vantagens

Uma das principais vantagens que a cozinha americana tem é o fato dela proporcionar mais espaço e interação com a sala, aliás ela é um único cômodo junto com a sala tendo apenas um balcão como divisão. Isto cria uma sensação de mais espaço e deixa muito integrado os dois ambientes proporcionando assim maior aproximação entre todas as pessoas já que sala e cozinha são dois cômodos bastante usados mas frequentemente com alguma divisão entre eles.

Muitas pessoas justificam a cozinha americana levando em consideração que hoje as pessoas querem cozinhar e participar do processo de preparação dos alimentos e refeição não como sendo uma coisa separada, mas sim como um momento da integração. Pensando dessa forma é bastante interessante a ideia e de fato ela cria mesmo essa integração e derrubou um pouco aquele mito da separação de cozinha e sala.

Desvantagens

Mas para quem cozinha muito bem e com muita frequência isso pode não ser necessariamente uma coisa muito boa, já que a cozinha americana por não proporcionar uma divisão muito clara entre sala e cozinha é comum haver inconveniente quando você está fazendo uma fritura, por exemplo. Neste caso além do cheiro se espalhar por toda a sala, em muitas situações é mais complicado a limpeza por presença de gordura e outras sujeiras que às vezes são comuns de ocorrer no ambiente da cozinha.

Então a vantagem e desvantagem está de certa forma ligada a maneira como se usa a cozinha. Como muitas pessoas hoje tem o hábito de comer fora e preparar em casa apenas algumas refeições leves no final do dia, a cozinha americana é perfeita para esse estilo de vida. Mas se você ainda é do estilo de família mais tradicional em que todas as refeições são feitas em casa pelo menos duas vezes por dia, talvez o fato de ter uma cozinha tradicional e separada para preparar os alimentos ainda seja a melhor alternativa para fins de limpeza e manutenção, por exemplo.


Veja também: