A construção de uma casa simples e pequena precisa de projeto?

A construção de uma casa simples é pequena como é a cidade que as pessoas costumam fazer no fundo do terreno da sua casa precisa também de um projeto ou nesse caso basta chamar um pedreiro e mandar ele fazer de acordo com a minha necessidade?

 

Esta questão é importante pois é muito comum as pessoas executar esse tipo de obra, geralmente no fundo da casa sem levar em consideração nenhum critério de projeto, simplesmente com a experiência do pedreiro para fazer esse tipo de trabalho. É importante considerar que o projeto exerce uma importância muito grande no sentido de contemplar todas as etapas da construção, visando o benefício da utilização daquele espaço e evitando problemas não só de ordem estrutural mas também de acessibilidade, usabilidade, iluminação, ventilação, melhor eu uso de materiais e métodos construtivos, entre outros.

Experiência do pedreiro

Naturalmente que é possível você contratar um pedreiro para executar uma casa simples e pequena e provavelmente pela experiência que ele tem não será necessário um projeto completo para que o mesmo consiga fazer aquela casa, mas como explicar no item anterior o projeto traz benefícios em diversos sentidos e olhando por esse lado penso que seria sim necessário você ter um projeto mesmo para uma construção simples e pequena.

Casa no fundo é ampliação da principal

Outro aspecto importante que você precisa considerar é que ao construir uma casa no fundo do terreno você está simplesmente aumentando o projeto da sua casa e portanto é preciso olhar o projeto como um todo e não como uma parte isolada que você irá fazer. De alguma forma essa construção irá impactar no seu imóvel atual, na maneira de você usar um e o outro, no acesso das pessoas, escoamento de água, uso de eletricidade, entre outros aspectos. Portanto é preciso pensar que não vai ser uma simples construção, mas uma extensão daquilo que você já tem construído e por esse motivo faz se necessário um projeto que garanta o sucesso na sua nova obra sem gerar prejuízo para construção que você já tem.

Prefeitura

Finalmente e não menos importante é que toda construção precisa ter o aval da prefeitura é isto trará impacto na forma como é cobrado o IPTU, bem como é necessário fazer a averbação no cartório de toda a modificação que você faz no projeto da sua casa e no terreno, caso contrário se um dia precisar vender a casa e constar nela algum tipo de construção que não esteja averbado, poderá gerar algum problema para efeito de financiamento do imóvel, por exemplo.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos