30 ou 35 anos é prazo de financiamento de imóveis no Brasil?

Qual o prazo máximo que a Caixa Econômica Federal e outros bancos financiam imóveis no Brasil? São 30 anos ou 35 anos é prazo de financiamento de casas, apartamentos e outros?

 

O prazo máximo de financiamento pode variar de caso para caso. Na verdade existe um teto que é de 420 meses ou 35 anos para boa parte das modalidades de financiamentos, outras modalidades este teto é de 30 anos ou 360 meses, mas isso pode variar de banco para banco e de tipo de financiamento para tipo.

Existe ainda um fator importante a considerar que é na verdade o perfil do cliente que irá determinar o prazo limite de financiamento, nunca podendo exceder o teto explicado acima. Na verdade existe alguns cálculos que precisam ser feitos para tentar descobrir este limite e neste cálculo os bancos poderão usar alguns critérios como os abaixo.

Limite de idade

A idade de uma pessoa é um importante indicador que é usado para determinar o prazo máximo que um financiamento poderá ser concedido. Com base em várias simulações que fiz no site da Caixa, conclui que a idade de 80 anos é o máximo que a Caixa considerar e a partir deste teto ela subtrai a idade da pessoa para chegar ao prazo limite de financiamento.

Exemplo: Uma pessoa com 60 anos de idade teria um prazo limite de 20 anos para o financiamento (80-60=20), já uma pessoa com 48 anos de idade poderia chegar a 32 anos de prazo para financiar (80-48=32). Contudo esta informação foi obtida baseada na dedução e na análise numérica dos resultados. Em caso de dúvidas, consulte a Caixa.

Renda

A renda que uma pessoa precisa comprovar na Caixa para pedir um financiamento também poderá influenciar de alguma forma no prazo de financiamento. Combinada com outros fatores ela poderá gerar um perfil que talvez precisasse de mais ou menos prazo para pagamento das prestações.

30 ou 35 anos?

Um financiamento de 30 anos ou 360 meses é melhor do ponto de vista de prazo, pois você poderá concluir o pagamento do financiamento em um tempo mais curto. Contudo a prestação tende a ficar mais alta.

Um financiamento de 35 anos ou 420 meses é melhor do ponto de vista de prestação, pois é onde você consegue um valor mais baixo. O lado ruim é que é muito tempo para pagar. Normalmente a Caixa usa a opção de 35 anos visando exatamente oferecer uma prestação mais baixa.

 

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos