1 ou 2 banheiros? O que é melhor ter em casa?

Ao construir uma casa o ideal é construir um banheiro apenas vou fazer 2 banheiros? Quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas abordagens em termos de uso no dia a dia?

 

Toda casa é construída levando em consideração a necessidade de quem vai morar ali e consequentemente a possibilidade que ele tem de fazer determinada coisa ou não. Ainda precisa levar em consideração a questão do espaço que o terreno oferece para construção, os recursos financeiros disponíveis, os prazos para a construção, entre outros fatores.

1 ou 2 banheiros?

A quantidade de banheiros por exemplo é um fator bastante importante, antigamente era muito comum as construções residenciais terem apenas um banheiro, hoje é quase consenso de que é ideal você fazer 2 banheiros ao invés de um apenas. Embora possam existir inúmeras razões para esta conclusão para que uma pessoa adote esta abordagem, mas de maneira geral podemos considerar que os principais motivos são os seguintes:

Tamanho da família

Se for uma família grande fica inviável você ter apenas um banheiro em casa, isto porque pode acontecer de várias pessoas precisar usar o mesmo tempo e aí vai ficar aquela confusão. Como o banheiro é um local de uso bastante frequente, não resta dúvida que havendo várias pessoas em uma casa um único banheiro não resolve o problema.

Vida corrida

Não bastasse o fator acima, hoje temos um estilo de vida bastante corrido e todo mundo está com muita pressa, desta forma é fundamental você ter em casa meios de te ajudar no sentido de não perder tempo. Desta forma com um único o banheiro fica complicado você ter esta agilidade já que em muitas situações terá de esperar alguém desocupar para fazer o seu uso.

2 banheiros

A prática de construir dois banheiros resolve bastante os problemas acima citados, pois geralmente você divide o uso e se fizer o uso adequado poderá ter sempre um banheiro disponível para atender a necessidade no momento. Normalmente quando se constrói 2 banheiros, um deles fica sendo o banheiro social e o outro em uma suíte que geralmente é usada pelo casal. Na minha casa eu e a minha esposa usamos o banheiro da suíte e meus dois filhos usar um banheiro social, assim a gente consegue equilibrar e não gera problema de utilização.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos